quinta-feira, 3 de março de 2011

Música Clássica



Ao estudar História percebemos, de forma notória, que tudo caminha de forma bem unida. Desta feita, nenhum especificidade desta ciência, como História da Música, não pode ser estudada separadamente de tudo o que ocorria simultaneamente naquele período histórico. Sabemos que todas as divisões são apenas para estudo, mas o classicismo musica situa-se entre 1750 (curiosamente a morte do "último" grande compositor barroco, J.S.Bach) e 1827 (curiosamente a morte de Beethoven).
Nesse período, metade do século XVIII, a filosofia iluminista tomava corpo, especialmente na França como nomes como Rousseau e Voltaire.


Com o Iluminismo surgia um novo conceito de homem: a natureza e os instintos ou sentimentos naturais eram a fonte do verdadeiro conhecimento e da ação justa. Possuíam uma crença na eficácia do conhecimento experimental aplicado e a crença no valor dos sentimentos naturais, comuns a todos os homens e mulheres. Substancialmente, o homem tornava-se o ponto de partida, tudo (religião, ciências, artes...) devia ser avaliado em função do modo como contribuía ou não para o bem-estar do indivíduo.

Alguns fatos históricos interessantes:
- declaração da independência dos Estados Unidos da América (1776);
- início da Revolução Francesa (1789);
- governo de Napoleão Bonaparte na França (1799-1814);
- fundação do Conservatório de Paris (1795);
- fim das guerras napoleônicas (1815).
A música, assumindo essa nova forma de pensar o homem e o mundo, passa durante o classicismo a ter um estilo marcado por um requintado sentido da harmonia, da forma, equilíbrio dos meios expressivos e uma ausência de quaisquer efeitos vulgares ou sensacionais, principalmente, com relação ao forte apelo emocional, típico do período posterios, o Romantismo.
Como principais compositores do período clássico, e que vale a pensa conferir, estão: C.P.E.Bach (um dos tantos filhos do J.S.Bach), J. Stamitz, Gluck, Haydn, Mozart e Beethoven que é o compositor que fará a ponte entre classicismo e romantismo.
Por agora é só!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário