quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nosso Hábito!!




Como todo frade, sei da importância e do peso que representa o nosso estimado e querido hábito religioso. Ele carrega em si uma herença, o nosso caso franciscano, de 800 anos de história, e nos remete ao Poverello.
Francisco de Assis era um rico jovem que vestia roupas luxuosas e que gostava de ser admirado pelas outras pessoas. Depois de São Damião, quando o próprio Senhor pediu para que ele restaurasse a sua Igreja, Francisco inicia uma outra forma de vida. As pequenas coisas ganham um outro significado para ele, como diz em seu testamento que as coisas que eram amargas tornam-se doces.
Assim, ele deixa as vestes suntuosas e passa a usar uma simples veste de camponês, a classe baixa da época. Assim surge o nosso dileto hábito, que com orgulho usamos hoje.
Rezem para que nós, frades franciscanos, usemos o hábito com distinção, fazendo jus a essa história de 800 anos, carregando ainda em nós as marcas da simplicidade, mas sobretudo, as marcas do Cristo pobre e crucificado, que tanto Francisco fez quanto de carregar e imitar.
Assim seja!
Frei Raphael

Na próxima postagem falaremos sobre o hábito capuchinho!!!!!

3 comentários:

  1. Olá irmão, sempre com ótimas matérias... Realmente, nosso hábito é algo de grande estima para nós franciscano-capuchinhos... Ele nos identifica como penitentes!
    É interessante que nos primórdios do cristianismo, os penitentes, que buscavam a reconciliação com Deus e com a comunidade, vestiam-se com uma roupa rústica, como que um saco, para mostrarem publicamente que eram pecadores mas que buscavam a misericórdia de Deus...
    Abssss... Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Oxalá, realmente, vocês usassem o hábito como outrora, antes do concílio Vaticano II. Estão precisando re-aprender o verdadeiro sentido de ser franciscano.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Rodrigo Pimentel. Tenho muitas dúvidas sobre o significado do Hábito nas congregações. Não quero tirar minhas próprias conclusões, então queria saber se alguém podia me falar sobre o significado do hábito, em específico para os capuchinhos. Um dia, quem sabe, posso chegar a ter um hábito e faço questão de usá-lo todos os dias. É uma identidade, o diferencial, aquilo que mostra que você optou por Jesus num determinado estilo de vida.
    driigoramos_@hotmail.com
    esse é meu e-mail pra se alguem puder me esclarecer algumas coisas!
    Sempre nEle!

    ResponderExcluir