quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Somos a árvore inútil?!!




É notoriamento conhecido a passagem evangélica onde Jesus proclama, em uma de suas parábolas, a misericórdia e a paciência; nesta passagem o Mestre nos fala de uma árvore que não está dando fruto e querem cortá-la e queimá-la, mas o patrão (Deus Pai), pede que seus funcionários tenham cuidado com a árvore e paciência, para que ela consiga produzir seus frutos.
Não muito conhecida, mas também interessante, é uma história contada por um mestre da filosofia chinesa chamado Chuang Tzu. Nesta história, intitulada de "a árvore inútil" ele fala de uma árvore que é feia, que não produz frutos e que querem cortá-la. Mas, no final, Chuang Tzu diz que ela ao menos fornecia sombra para nos proteger do sol.
As duas narrativas nos ensinam um caminho pedagógico de como deve ser o nosso viver entre os irmãos e irmãs. Não devemos cobrar, mas fazer; não devemos competir, mas AMAR, tendo a misericórdia, atributos não só cristãos mas humanos.
A música, assim como todas as artes, deve ser um elemento que carregue, em sim, estes atributos. Paciência com quem ainda está se desenvolvendo, respeito ao gosto pessoal de cada um e, sobretudo, amor para partilhar seus dons em prol do bem de todos.
Que o Divino Mestre, Jesus Cristo Nosso Senhor e também Chuang Tzu nos ajudem a perceber e colocar em prática todas estas qualidades, fazendo, na terra, o Reino de Deus se fazer presente através de gestos concretos e com muita música.

PAZ e BEM
Frei Raphael

5 comentários:

  1. http://www.rubemalves.com.br/laudatepueri.htm

    ResponderExcluir
  2. Há um conto chinês que narra a história de um jovem que foi visitar um sábio conselheiro e lhe falou sobre as dúvidas que tinha a respeito de seus sentimentos por uma bela moça.
    O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma coisa: "Ame-a".
    E logo se calou.
    O rapaz, insatisfeito, acrescentou: "Mas ainda tenho dúvidas...".
    Novamente, o sábio lhe disse: "Ame-a."
    E diante do desconcerto do jovem, depois de um breve silêncio, continuou:
    Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é dedicação. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. O amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda. Simplesmente: Ame! A vida sem AMOR... não tem sentido.
    E ainda prosseguiu o sábio:
    A inteligência sem amor te faz perverso.
    A justiça sem amor te faz implacável.
    A diplomacia sem amor te faz hipócrita.
    O êxito sem amor te faz arrogante.
    A riqueza sem amor te faz avarento.
    A docilidade sem amor te faz servil.
    A pobreza sem amor te faz orgulhoso.
    A beleza sem amor te faz ridículo.
    A autoridade sem amor te faz tirano.
    O trabalho sem amor te faz escravo.
    A simplicidade sem amor te deprecia.
    A lei sem amor te escraviza.
    A política sem amor te deixa egoísta.
    A vida sem AMOR... não tem sentido.

    ResponderExcluir
  3. "Minha vida não passa de um instante,
    uma hora passageira.
    Minha vida não é mais que um só dia que
    me escapa e que foge.
    Tu bem sabes, ó meu Deus! Para amar-te
    sobre a terra
    Não tenho senão o hoje!

    (Santa Terezinha do Menino Jesus)

    ResponderExcluir
  4. 22 de novembro - DIA DO MÚSICO

    Dia de Santa Cecília, Padroeira dos Músicos

    Oração do Músico

    Deus, Todo-Poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza,

    o dom do ritmo, do compasso e da afinação das notas musicais,

    dai-me a graça de conseguir técnica aprimorada em meu instrumento,

    a fim de que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons.


    Permiti, Senhor, que os sons por mim emitidos

    sejam capazes de acalmar nossos irmãos perturbados,

    de curar os doentes e de animar os deprimidos;

    que sejam brilhantes como as estrelas

    e suaves como o veludo.


    Permiti Senhor, que todo o ser que ouvir o som do meu instrumento

    sinta-se bem e pressinta a Vossa Presença.

    Amém!!!

    ResponderExcluir
  5. Oração de Santa Cecília - Padroeira dos Músicos

    Deus, Nosso Pai, a exemplo de Santa Cecília, entoemos um Cântico de Louvor pelas Maravilhas que nos concedeis, Vós nos deste Jesus Cristo, Vosso Filho, para ser o nosso Redentor! Vós o ressuscitastes e nos deste com Dom, o seu Espírito, nosso Consolador! Em união com todos os Anjos e todos os Santos, queremos cantar: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos Exércitos, Os céus e a terra proclamam a vossa Glória, Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor, Hosana nas Alturas! "Piedosa Santa Cecília...oferecei nossos cânticos ao Senhor".

    Oração do Músico

    Senhor, Jesus Cristo,Somos notas diferentes na mesma pauta do Reino de Deus, Nós Te Louvamos por este tempo de pausa, de silêncio. Lembramos que a quietude de Tua mãe, Maria, permitiu que ela respondesse, sim! E a Canção se fez gente, e habitou no meio de nós (Jo 1,14). Temos timbres diferentes e exatamente por isso podemos cantar a trinitária harmonia dos acordes da fé, da esperança e do amor. Que possamos unir nossas diferenças para que a canção seja mais santa e mais bela. Sabemos que na vida existem acidentes. Mas não nos deixes cair na desafinação. Que possamos ouvir a voz uns dos outros, seguindo as Tuas orientações e movimentos, nosso maestro maior! Alerta-nos para que saibamos obedecer os sinais de expressão: Desde o pianíssimo e oculto serviço da composição, até a fortíssima visibilidade de nossa canção nos Meios de Comunicação. Acima de tudo nós Te pedimos: Lembra-nos que a clave é quem dá o nome, a altura e o significado de tudo o que cantamos. E a nossa clave és Tu, Sol nascente, Luz do Alto, que veio nos ensinar a profetizar pela canção, com os olhos para o alto e com os pés firmes no chão. De todas as verdades És o supremo cantor. Senhor Jesus, Nossa boca cantará o ritmo do Teu coração. Unidos cantaremos a Tua eterna canção de Amor. Amém!

    Fonte: http://www.sindimusirs.com.br/jornal_on-line3.htm

    ResponderExcluir